Empregos

- - - Rinsed Feeds by feedrinse.com -

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL.

O PEQ (Programa Estadual de Qualificação e Requalificação Profissional) da Sert (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho) oferece mais de 700 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos no Grande ABC. Dentre as opções disponíveis, há cursos de técnicas de vendas, introdução à contabilidade, eletricista instalador e segurança em condomínios.

As aulas terão início na próxima segunda-feira (8) e serão ministradas em unidades do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Centro Paula Souza. As inscrições terminam nesta quinta-feira, mas poderão ser prorrogadas até que todas as vagas sejam preenchidas.

Segundo o diretor da Escola Senai Almirante Tamandaré (onde são oferecidas 112 vagas para eletricista instalador e 64 para mecânico de automóveis), Murilo Strazzer, a iniciativa tem por objetivo preparar o aluno para as novas exigências do mercado de trabalho.

"O curso é voltado para jovens em busca do primeiro emprego, desempregados ou com risco de perder o emprego por falta de qualificação, além de profissionais autônomos sem condições de se preparar para o mercado", diz.

De acordo com Strazzer, os participantes não terão nenhuma despesa durante o curso. "Eles receberão um lanche por dia, vale-transporte, kit didático e material de segurança individual. Além disso, terão certificado de conclusão de sua qualificação profissional", afirma.

Os cursos estão divididos entre habilidades específicas (com aulas teóricas e práticas sobre a profissão) e habilidades gerais (com aulas de comunicação, raciocínio lógico, cidadania, organização do trabalho e reforço do ensino básico).

De acordo com a assessoria de imprensa da Sert, o PEQ foi elaborado com base no Diagnóstico para o Programa Estadual de Qualificação Profissional, estudo realizado com dados coletados durante o ano passado e que apresenta as demandas de mão-de obra e de capacitação profissional. Desta forma, os cursos oferecidos estão voltados às reais necessidades do mercado de trabalho de cada região.

Para participar, os interessados — que devem ter entre 20 e 59 anos — precisam se cadastrar no PAT (Postos de Atendimento ao Trabalhador) de sua cidade, munido de RG, CPF e carteira de trabalho. Em seguida, serão encaminhados para realizar a matrícula na instituição de ensino. As vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada.

Veja a lista de cursos aqui: http://home.dgabc.com.br/default.asp?pt=secao&pg=detalhe&c=3&id=25164

Nenhum comentário: