Empregos

- - - Rinsed Feeds by feedrinse.com -

quarta-feira, 25 de junho de 2008

O governo do estado de São Paulo lançou na segunda-feira (23) o Programa Estadual de Qualificação (PEQ), uma parceria entre a Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho (Sert) e o Centro Paula Souza, com o objetivo de qualificar e requalificar desempregados.

Segundo o governo do estado, o programa formará 180 mil trabalhadores até 2010, com investimento aproximado de R$ 180 milhões. Serão 30 mil até dezembro, 60 mil no ano que vem e 90 mil em 2010.

O público alvo serão pessoas de 30 a 59 anos que têm mais dificuldade para se inserir no mercado de trabalho. Poderão participar todos os trabalhadores desempregados, que estão recebendo o auxilio desemprego e que estejam inscritos nos PATs.

Previsto para começar no dia 15 de julho, o PEQ é constituído por cursos gratuitos que abordarão habilidades específicas e também matérias de reforço do ensino fundamental como português, matemática, conhecimentos gerais e cidadania.

Cursos nas áreas de gestão e serviços, casa e construção e hotelaria serão distribuídos de acordo com as necessidades de cada região.

Os cursos serão estruturados em dois módulos: habilidades gerais e específicas. O primeiro foca o desenvolvimento da capacidade de comunicação, de elaboração crítica e principalmente do reforço do ensino fundamental como português, matemática e conhecimentos gerais. Já o segundo compreende aulas teóricas e práticas voltadas para o mercado de trabalho com aulas sobre diversas profissões.

A qualificação dos trabalhadores será feita por instituições especializadas em educação profissional como o Centro Paula Souza (Etexs e Fatecs), o Senai, Senac, Senar e Cefets (Centros Federal de Educação Tecnológica). Os cursos terão cerca de 200 horas, 120 voltadas para habilidades gerais e 80 para específicas. Todo o material didático foi preparado pela Fundação Padre Anchieta.

Os interessados devem se inscrever nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) que possuem o Programa de Qualificação Profissional. Os cursos oferecidos variam em cada PAT. Para ter mais informações sobre os cursos, os interessados devem se informar no PAT mais próximo de sua residência.

Veja AQUI os Endereços.

Fonte: G1

Nenhum comentário: