Empregos

- - - Rinsed Feeds by feedrinse.com -

segunda-feira, 12 de maio de 2008

OPORTUNIDADE PARA DEFICIENTES.

O Senac oferece um importante serviço para os portadores de necessidades especiais. É o Senac Emprego Especial, programa voltado para deficientes que estiverem procurando emprego. A pessoa vai à instituição e se cadastra para que possa participar da seleção de funcionários que vão trabalhar nas empresas que têm parceria com o Senac.

Várias empresas são conveniadas ou estão confirmando parceria com o Senac, pois precisam e querem que cada vez mais trabalhadores com deficiências estejam presentes no grupo. “Oferecemos vagas aos portadores de necessidades especiais por causa das cotas. A pessoas vêm até o Senac e se cadastram para concorrer a uma vaga”, conta a coordenadora do Senac, Maria das Graças.

São oferecidas 28 vagas na área de saúde, para auxiliar de farmácia, técnico de enfermagem, massoterapeuta e auxiliar de laboratório. “Dependendo do cargo, as pessoas precisam ter uma formação, mas não é obrigatório. E alguns precisam de pré-requisitos, como ficar por muito tempo em pé para atender os clientes”, explica Maria.

Algumas vezes o Senac ajuda o profissional para que se qualifique a fim de concorrer à vaga desejada. “Quando eles não atendem o perfil do trabalho, tentamos capacitá-los para a vaga por meio de cursos. Mas se, por exemplo, a vaga de emprego for para serviços gerais, ele não precisa de uma formação acadêmica, mas necessita de ter boa aparência, saber se relacionar com as pessoas e, se o concorrente não atender a isso, ensinamos como ele deve se portar”, comenta.

O interessado deve procurar o Senac para se informar e efetuar seu cadastro. “Só atendemos as pessoas que estiverem cadastradas em nosso sistema. É uma ajuda que damos aos portadores de necessidades especiais e que tem funcionado bastante”, completa a coordenadora.

Luta diária contra a discriminação

O projeto ajuda e incentiva a contratação de uma categoria de pessoas que, muitas vezes, é discriminada por quem não se informa e acredita que, por serem especiais, elas não têm a mesma capacidade e condição de trabalhar de outros funcionários da empresa.

Outra empresa conveniada ao emprego especial é o Grupo Mastro´s, que qualifica e encaminha seus funcionários para trabalhar como terceirizados em grandes empresas. A Mastro´s enviou, há um mês, a funcionária Leyla Michelly Nogueira para trabalhar na área de serviços gerais do Águas Claras Shopping. “Sou surda e tenho dificuldades na fala, me comunico quase sempre pela escrita”, conta Leyla.

Ela explica que tinha vontade de entrar no mercado de trabalho. Sua mãe viu o programa que o Senac oferece aos portadores de deficiência e ligou para o local querendo informações sobre como deveria cadastrar a filha. “Depois disso fui me cadastrar e o atendente me encaminhou para a Grupo Mastro´s”, conta.

Fonte: http://www.comuniweb.com.br

Nenhum comentário: